Maternar Eh


Eu poderia lhe dar mil dicas para aliviar sua maternidade, mas nenhuma delas eu poderia garantir o melhor resultado. Então, como ficar mais aliviada?

Agora venha comigo nessa leitura e deixe as emoções lhe tocar. Assim, quem sabe encontrará a sua resposta.

Para pensar nessa possibilidade de cuidar e aliviar as tensões maternas, hoje estou em contato com toda a agitação interna, com um corpo dolorido e escutando e sentindo a batida do coração e do quanto que está apertado. Como a mente, que tanto borbulha. Capaz de ficar dias vivendo grandes explosões de caos, mas a cada dia se dando conta que algo é preciso ser feito.

Eis que para uma mente e corpo barulhento está pedindo silêncio. E aí, como conseguir silenciar? Porque se dar colo é mais difícil do que cuidar e carregar o mundo nas costas, por mais doloroso que seja. Pois conectar-se em si é um grande desafio.
E para ajudar na conexão plena desse silêncio tem várias possibilidades. Por aqui, hoje, o que ajudou foi a música mais calma, aquela especial criada numa playlist pronta para esses momentos. Conexão e movimento.
Foi observando o meu guardar roupas e do filho arrumar os brinquedos, me dou conta: Estou mais calma! Depois de dias de agitação. Sinto que ele, meu filho, também precisa dessa tranquilidade.
Preciso trazer a minha paciência, a voz serena, o silêncio e o riso para buscar o equilíbrio e a sanidade emocional.
Desenhar, pintar, banho quente, incenso, vela, natureza, música, penumbra, dança, alimentação, exercício…. Tudo e muito mais podem ser estratégias para aliviar todo o estresse e cansaço da maternidade.
O papel de cuidar na maternidade tem toda uma beleza, mas é marcado também com muita dor. São tantas atribuições que rouba toda a parte divertida e alegre que existe na relação mãe e filho (a).
Hoje, desabafo na escrita no diário para não deixar a chatice me engolir e não virar uma mãe “megera”. Na tentativa de aliviar as tenções e sentir o contentamento do maternar, coloco pitadas de músicas e descubro o que me silencia internamente para de fato ouvir o mundo com conexão em mim e qualidade afetiva. Assim, conseguindo um maior equilíbrio emocional.
Portanto, para aliviar o meu cansaço é preciso saber as minhas dores e para cada uma delas dar o remédio certo. E assim, espero ter uma paz interior e muita memória afetiva na minha relação com Davi.

Experiência Materna no dia 14/abril/2022